segunda-feira, 11 de julho de 2011

novidades e novo mapa (P2)

Sabe aquele negócio que você sabe o que é uma coisa, mas não sabe explicar? Eu queria saber explicar o que é mapeamento e o que envolve nisso, por exemplo. Pessoas me perguntam e eu me borro toda, hehehe. O máximo que eu sei explicar é que a fono muda o mapeamento a cada 2 meses depois de um certo período, depois o tempo entre os mapeamentos fica mais espaçado. Ok. E o que a fono exatamente faz no mapeamento? Eu sei assim intuitivamente, mas não sei explicar. A cada mapeamento, a fono vai ajustando o mapeamento de acordo com a perda auditiva da pessoa, levando em conta o tempo que passou sem ouvir. No meu caso, que passei quase - já que estou começando - a vida toda sem ouvir, o processo será mais lento, lembrando que tenho outro ouvido que quebra o galho e que pode ajudar o meu ouvido implantado nesse processo e portanto, eu tenho que começar engatinhando, em um volume bem baixo. Não se pode colocar de pronto no limiar dos ouvintes ou eu desmaio! Então o meu primeiro mapeamento, que foi ajustado no dia da minha ativação, será mais como uma adaptação, os sons dão boas-vindas ao meu ouvido novo, mesmo de forma bem tímida. No próximo mapeamento, como já disse muitas vezes, a fono vai aumentar o volume, dependendo do que eu achar agradável, porque leva um bom tempo para chegar ao limiar dos ouvintes, não pode ter pressa. Como se não bastasse, ainda encontro dificuldades em explicar as minhas sensações auditivas, queria tanto que vocês sentissem o que eu sinto, hihi. E outra... no IC cabe 4 programas diferentes, cada um com sua configuração adequada para um determinado ambiente, você escolhe o que mais lhe agradar. É difícil de explicar também... No primeiro mapeamento, é a fase onde você experimenta esses quatro programas, não sei se essa fase continua nos próximos mapeamentos (creio que sim). Então, a fono pediu que eu mudasse de programa a cada 10 dias durante dois meses. Passei os 10 primeiros no programa 1 (P1), no qual tive poucos ganhos, mas obviamente não deixam de ser importantes (e empolgantes!) e agora estou no P2 que mudei no domingo (na verdade, no sábado de noitinha). É só apertar um botão (há dois botões) no processador de fala (parte externa retroauricular - fica atrás da orelha) para mudar o programa. Entre P1 e P2, não notei diferenças, talvez por estar muito baixinho ainda (eu acho que o volume fica inalterável nos programas, por enquanto), então não deve dar para perceber o que muda entre um e outro. Pelo menos, a "percepção" auditiva continua a mesma. Ou ainda é cedo falar sobre o novo programa...

Aliás, eu ainda estava no P1 e fui a um supermercado há alguns dias e consegui distinguir assovios em meio a tantos ruídos misturados. Os assovios mais nítidos que já ouvi no meio de turbilhão de sons! Não sei se é porque estou mais atenta como disse no outro post... Enfim, quem sabe algum dia eu saiba localizar a fonte desses sons, hein? E ontem consegui outra grande façanha, já no P2. Eu estava na sala, montando quebra-cabeça com minha sobrinha e meu celular toca no quarto... Foi muito esquisito, porque eu ouvi o barulho, mas achei muito diferente, não estava associando com o toque do meu celular até minha mãe dizer que o meu celular está tocando. Só quando fui no quarto para pegar o celular que assimilei o toque... ai, ai, difícil de explicar de um jeito mais preciso. Mas sabe que eu fiquei felizinha só pelo fato de poder ouvir o som baixinho, mesmo sem reconhece-lo? Um belo de um progresso auditivo! :)))

E ontem fui a uma multifeira "Brasil mostra Brasil" aqui perto de casa, e aproveitei para ver se vende algum adesivo para perucas, dica da amiga Lak. Vou explicar... o meu IC tem um ganchinho que serve para pendurar na parte de cima da orelha, só que não fica bem seguro em mim, fica um pouco frouxo. Na verdade, tenho que ajeitar esse gancho. Uma vez fui descuidada e o meu IC levou uma queda que me deu uma dor danada no peito! Gosto nem de lembrar :( Então, Lak sugeriu que eu comprasse um adesivo para perucas, que é dupla-face e adere bem à pele. Você coloca o adesivo no processador que fica bem fixadinho. O preço? 60 reais um pacotinho!!! Não comprei porque queria saber antes se esse é o preço normal e a vendedora não soube me explicar como é o adesivo, nem me explicar por que é tão caro, hehehe. Snif... Vou tentar ajeitar o ganchinho mesmo!

Bjs nitidamente estalados,

3 comentários:

  1. Olá meu nome é Priscila, tenho uma filha de 5 anos,com surdez profunda bilateral,é oralizada e usuária de AASI. Ela está em avaliação para o IC, e é uma possível candidata.
    Estou simplesmente amando seu blog, meu maior receio é justamente como minha filha irá ouvir com IC, já que ela está tão acostumada com o AASI, e seus relatos, suas experiências sonoras tem sido de uma ajuda imensa, uma coisa sou eu mãe ouvir as explicações da fono, outra coisa é ler as experiências de um implantado.
    Se minha filha fizer mesmo o IC, espero que ela tenha ótimos resultados, assim como vc está tendo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Priscila! Eu não consegui te responder de outra forma, só por aqui mesmo, espero que você chegue a ler, hehehe. Então, você sabe que geralmente estranham quando ouvem pela primeira vez com IC? Mas é passageiro, não chega a incomodar e como tua filha faz uso de AASI (há quanto tempo?), ela vai se acostumar com IC, sim. Além do mais... a qualidade sonora do IC é muito melhor que a do AASI, dizem q o som é mais puro! Como o meu volume está bem baixinho, eu não percebo ainda, mas vou chegar lá! E tua filha que é novinha vai se dar muito bem :))

    Eu fico feliz que eu tenha te ajudado de alguma forma, se precisar conversar, tá? pode deixar teu endereço de email aqui que eu apago assim que o tiver. Bjs, brigadíssima pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog