segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Segundo mapeamento

Ois,

Eu vou falar bem resumidamente sobre o segundo mapeamento que fiz hoje, pois estou cansada, o dia foi muito longo, mas valeu. =) Bom, contei a minha fono sobre a minha experiência com IC nos primeiros dois meses e depois ela me testou, pra ouvir os sons em várias frequências e confirmar se estou ouvindo. Depois desse teste, ela ligou o implante para o ambiente, ativou para que eu possa ouvir as vozes já e eu senti mais estimulações elétricas que antes, mas não foram incômodas. Eu ouvi vozes, mas foi curioso, as vozes pareciam que estavam falhando, e a fono explicou que era normal isso, que era porque eu percebo algumas frequências e outras não. Mas a parte mais incrível foi quando ela foi me testar, sem que eu a veja. Fazendo os sons como a, i, u, x, s, z e ã (mas mais pra dentro, mais fechado) e que eu reproduzisse esses sons (sem vê-la). Eu acertei mais o a, x e s. Quando eu ouvi o i e o u, eu não senti muita diferença e fui mais no palpite, mas leva tempo mesmo pra conseguir discriminar sons, né? Afinal, o meu ouvido implantado só tem 2 meses e poucos dias, um bebêzinho ainda, gente ;) E esses sons x e s, soaram com mais clareza, mas confesso que consigo discriminar melhor usando leitura labial (claro, ne). Fiquei emocionada só por causa disso... Aí, a fono concluiu que eu percebo melhor os sons agudos que sons graves, e que normalmente os pacientes percebem melhor os sons graves que sons agudos, mas isso não é um problema. Aí ela configurou lá no meu IC, fazendo com que eu perceba mais sons graves, para balancear. Falou que eu estou indo muito bem (yay), que eu tive um ganho bom (yay!, eu consegui captar sons em algumas frequencias a 55dB - queria poder dar uma referência, mas tenho medo de errar, então é melhor nem colocar =[ mas é no nível de... um barulho de uma conversa normal, ACHO), sugeriu que eu fizesse muito treinamento auditivo, sempre, e que preciso ser menos dependente de leitura labial, para focar apenas na audição (afinal, quando se faz leitura orofacial, cansa - depende - pois requer um esforço visual), se bem que, sinceramente, não quero perder essa habilidade, aliás, não vou, hihihi. Mas vou fazendo exercícios sem leitura labial. Até agora, eu senti que estou ouvindo mais, mas não quer dizer que estou ouvindo 'melhor', um dia chego lá. ;)

Bjs, tô indo me jogar na cama! E espero que amanhã seja um dia barulhento! :D Ah, e desculpem se o texto pareceu meio seco, mas é que estou caindo de sono aqui!

2 comentários:

  1. Olá,

    Aos pouquinhos e devagarinho as coisas irão se ajeitando, aparentemente estás saboreando cada momento deste seu aprendizado.

    Como se fosse montando um quebra-cabeça pelas mãos de outra pessoa, ouvindo, analisando e se possível compreendendo os sons, como distinguir o canto dos pássaros... de quem é este?

    Sucesso na sua empreitada.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog