sábado, 4 de maio de 2013

Deslumbramentos sonoros no Facebook

Reuni os deslumbramentos sonoros que contei no Facebook. É muita coisa para ler, mas espero que gostem! ^_^

1 de julho de 2011
Ciborgue modo ON! :D 

Ouvi vários bips em várias frequências, uns bem baixinhos, outros mais fortes. Foi bem curioso! Essa parte foi só para testar se deu certo mesmo, não quer dizer que estou ouvindo barulhinhos agora, pois o volume do meu IC está bem baixinho, ainda mais que o meu ouvido ficou mais de 20 anos privado do mundo sonoro! Mas tô feliz e apaixonada :D
7 de agosto de 2011
Um turbilhão de barulhos hoje num shopping e percebi claramente os barulhinhos de talheres no meio. ♥
12 de agosto de 2011
Ouvi um passarinho hoje, beeem baixinho, que eu a princípio, pensei que era barulhinho de água, mas não, era um passarinho me dando bom dia! :~
1º de outubro de 2011
Hoje faço 3 meses de ativação e ontem fui presenteada com os belos passinhos dos meus sobrinhos chegando antes de tocarem a campainha, enquanto eu tava na cozinha conversando e assistindo TV. :~
24 de novembro de 2011
Antes de implante coclear, eu realmente não tinha nem ideia das coisas que eu não conseguia ouvir. Com implante coclear, eu consigo ouvir os pingos d'água, por exemplo. Mesmo usando só o aparelho auditivo, mal dá para ouvir os barulhinhos d'água, são bem imperceptíveis. Incrível demais, gente, fico cada vez mais encantada!
12 de dezembro de 2011
E não é que eu consegui ouvir o chuveiro ligado estando em outro ambiente? Tô de queixo caído... e feliz demais! :)
22 de dezembro de 2011
Várias vezes imaginei como seria o cricri do grilo, mas quando ouvi hoje pela primeira vez... achei tão diferente, tão rápido, tão estridente, que até duvidei se era o cricrilar do grilo mesmo! risos E eu não teria sabido se era o cricri do grilo mesmo se não fosse por minha amiga-linda-fofa-linda-fofa. ♥
29 de fevereiro de 2012
Ontem foi engraçado... Antes tenho que explicar uma coisa: como parte do processo de reabilitação auditiva, a cada dez dias tenho que trocar de programa no implante coclear (IC), que são 4 programas ao total. Então, quando mudei de um programa para o seguinte, falei algo ao namorado, mas logo que falei, me espantei quando ouvi a minha voz! Antes que fiquem confusos, não pensem que nunca ouvi minha voz, pois sempre ouvi (mesmo com perda moderada em um ouvido e anacusia - perda total - em outro, o qual é implantado), mas desde que o meu melhor ouvido piorou há alguns anos, eu quase não ouço sem meus aparelho e implante, inclusive a minha própria voz. Então, percebi a minha voz mais "forte", digamos assim. Algumas músicas que costumo ouvir à noite estão ficando incrivelmente mais claras. Ainda não totalmente, mas quem sabe daqui a algum tempo eu não precise acompanhar a letra para decorar? Os sons que eu ouvi ontem da rua, mesmo silenciosa, me agradaram tanto que eu queria dormir com IC (não é recomendável), mas não fiz isso, sou bem protetora com meu IC, rs. As palavras que ouvi do namorado me soaram mais fáceis que antes de ontem, e só usando o implante. Vai chegar uma hora em que eu vou aposentar de vez o aparelho auditivo e só vou usar o meu IC linduchinho. E vai chegar um dia em que vou fazer outra cirurgia no outro ouvido, mas sem pressa, quero aproveitar mais o meu novo ouvido.
Lembra quando te disse, Lak? "o que será que o IC guarda pra mim?!", isso antes de eu ativar! Não fazia nem ideia o quanto o IC ia mudar a minha vida. O IC me deixa impressionada, me surpreende muito e isso quando menos espero. É uma delícia essa aventura sonora, é como me sentir mais completa.

Obrigada, Lak (não me canso de te agradecer!). Você será sempre a minha musa de IC. E obrigada, Graeme Clark, mesmo que você não faça ideia de quem seja eu, mas obrigada por ter criado essa maravilha que nos permite ter a audição mais próxima do natural. :~
Foto: Ontem foi engraçado... Antes tenho que explicar uma coisa: como parte do processo de reabilitação auditiva, a cada dez dias tenho que trocar de programa no implante coclear (IC), que são 4 programas ao total. Então, quando mudei de um programa para o seguinte, falei algo ao namorado, mas logo que falei, me espantei quando ouvi a minha voz! Antes que fiquem confusos, não pensem que nunca ouvi minha voz, pois sempre ouvi (mesmo com perda moderada em um ouvido e anacusia - perda total - em outro, o qual é implantado), mas desde que o meu melhor ouvido piorou há alguns anos, eu quase não ouço sem meus aparelho e implante, inclusive a minha própria voz. Então, percebi a minha voz mais "forte", digamos assim. Algumas músicas que costumo ouvir à noite estão ficando incrivelmente mais claras. Ainda não totalmente, mas quem sabe daqui a algum tempo eu não precise acompanhar a letra para decorar? Os sons que eu ouvi ontem da rua, mesmo silenciosa, me agradaram tanto que eu queria dormir com IC (não é recomendável), mas não fiz isso, sou bem protetora com meu IC, rs. As palavras que ouvi do namorado me soaram mais fáceis que antes de ontem, e só usando o implante. Vai chegar uma hora em que eu vou aposentar de vez o aparelho auditivo e só vou usar o meu IC linduchinho. E vai chegar um dia em que vou fazer outra cirurgia no outro ouvido, mas sem pressa, quero aproveitar mais o meu novo ouvido. 
Lembra quando te disse, Lak? "o que será que o IC guarda pra mim?!", isso antes de eu ativar! Não fazia nem ideia o quanto o IC ia mudar a minha vida. O IC me deixa impressionada, me surpreende muito e isso quando menos espero. É uma delícia essa aventura sonora, é como me sentir mais completa. 

Obrigada, Lak (não me canso de te agradecer!). Você será sempre a minha musa de IC. E obrigada, Graeme Clark, mesmo que você não faça ideia de quem seja eu, mas obrigada por ter criado essa maravilha que nos permite ter a audição mais próxima do natural. :~ 

10 de junho de 2012
Terça passada tive um deslumbramento sonoro incrível. Não sabia que dava para ouvir, mas ouvi. Ouvi dois gatos comendo ração, o que me surpreendeu bastante. Cada um em seu potinho e quase no mesmo ritmo e eu ali, embasbacada com o novo som na minha aventura sonora. E eu senti como se a minha saudosa amiga estivesse me vendo de algum lugar e curtindo a minha descoberta junto, como da outra vez ela me viu ouvindo pela primeira vez o grilo cricrilando... :) 
27 de julho de 2012
"Mariana já acordou?"

Eu ouvi ontem do meu quarto, meu namorado perguntando a sua mãe na cozinha. Do quarto a cozinha. Para vocês, isso pode ser nada demais, mas para mim é uma coisa indescritível que ainda cuuuusto a acreditar. Ouvi tão claro, claramente que respondi logo em seguida. Felicidade para mim é isso, uma vida repleta de deslumbramentos sonoros, claro que não só isso, né? Mas desde que ativei o IC, ouço e descubro coisas que só me fazem sentir como uma criança bobona e feliz. E não podia deixar de contar também que, há algumas semanas, ouvi algo tão fascinante: um bebê recém-nascido mamando. Foi bem rápido, em um elevador, entre a portaria e o sétimo andar. O som me chamou tanta atenção que eu não me contive e contei aos pais de primeira viagem que eu nunca tinha escutado um barulhinho tão lindo. :)
27 de agosto de 2012
Coisas que não dá para ouvir sem implante coclear: cricri, interfone, água pingando, água fervendo, o chiado de manteiga em uma frigideira quente, o varrer da vassoura, o apito do microondas, a música dos passarinhos, os passos se aproximando, a queda de moedas e entre outros sons que consigo discriminar desde que comecei a ativar o implante. >:))))
12 de dezembro de 2012; nada a ver sobre Implante Coclear, mas acho que vale a pena uma lida. :)
Crônica de mamãe, Joana Belarmino de Sousa, sobre a minha defesa de TCC. Até hoje não me esqueço da cartinha que eu escrevi quando era pequena, muito menos do "vovô", até hoje me lembro da sua expressão, sozinho e sem ninguém lhe dando atenção, o que me deixava bem triste. Aliás, eu chamava qualquer velhinho de vovô. :~

http://www.jornalauniao.blogspot.com.br/2012/12/a-uniao-on-line_12.html
26 de dezembro de 2012
Um amigo acaba de me perguntar: "Qual o som que você mais gostou até agora?" Difícil de escolher só um som, porque foram tantos! Mas talvez o cricri do grilo foi o que mais gostei, porque foi surpreendente, emocionante e mágico... Foi um som que eu mais esperava, que eu não conhecia até meus 26 anos... E eu imaginava um som totalmente diferente, algo irritante mesmo, mas no momento em que eu ouvi, achei bem engraçadinho. Como pode um bichinho tão pequenino fazer um barulho tão cricricri?

14 de janeiro de 2013, escrevi isso quando comecei a dar entrada no processo de segundo IC, que até agora, nenhuma novidade.
Hoje eu tive várias lembranças das descobertas sonoras nos meus primeiros dias desde a ativação do implante coclear. A primeira delas foi ouvir uma moeda cair no chão que tão logo fui ver o que era. Peguei a moeda e deixei-a cair várias vezes só para ouvir... Nesse momento, nada me deixava tão feliz quanto esse barulhinho metálico da queda! :D Depois foi o som de uma 'impressora' de nota fiscal, nunca tinha ouvido! Fora o fato de que eu estava sentada, a uns 3 metros, distraída! E ouvir o cortador de unhas que me fez rir feito uma lesa? "Click, click, click" Nunca tinha reparado nesse som também! Muito inesperado foi poder ouvir o chuveiro ligado estando em outro ambiente! Entre outras descobertas... Fui teimosa, diziam para eu colocar no melhor ouvido, para ter melhor aproveitamento, mas eu sempre quis saber como era ouvir no pior ouvido que é anacúsico, que não dá para ouvir absolutamente nada e agora, com IC, eu posso ouvir até cantos de pássaros. :)

http://www.youtube.com/watch?v=OtCbBmP9s3M (Pink Floyd, Cirrus Minor. Música linda que eu estava ouvindo enquanto estava escrevendo esse texto!)

8 de fevereiro de 2013
Da série "Por que nunca tentei isso antes?"

Gente, tenho que compartilhar a minha felicidade com vocês! Acho que foi a Lakquem me inspirou, que hoje conseguiu marcar uma consulta pelo telefone sem ajuda de ninguém, o que me deixou feliz! (Beijos, Lak!) Então, hoje eu liguei para mamãe no ouvido não implantado (tem resíduo auditivo e coloco volume máximo no celular para conseguir ouvir), mas na hora, mudei de lado, coloquei no implantado, e nunca fiz isso, nunca tentei isso por receio, achando que eu não ia conseguir entender, mas não é que eu consegui? consegui ouvir a voz da minha mãe e entender o que ela estava falando! To sem acreditar até agora que to até flutuando... que demais poder usar o telefone do outro lado também!
 E, por fim, alguns dias depois da ativação, conto no blog da Lak (Desculpe, não ouvi): http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2011/07/06/mariana-ciborgue-mode-on/

Um comentário:

Pesquisar este blog