sábado, 27 de abril de 2013

Retirando teias e poeiras

É, há pouco mais de um ano que não escrevo aqui... São várias razões que, ainda assim, não justificam o abandono desse blog, né? Na verdade, nem sei direito quais foram as razões, mas no segundo semestre do ano passado, estava em uma correria para pôr fim, enfim, na minha graduação. E eu estava contando meus deslumbramentos sonoros diretamente no Facebook, estava até achando melhor assim. E no começo do ano, comecei a estudar para a seleção do mestrado. Tudo isso somado à preguiça, confesso, levou ao abandono - temporário - deste blog. Ser blogueira, realmente, é ter compromisso, ter responsabilidade. E recentemente, uma pessoa me adicionou no Facebook, perguntando por mim, perguntando o que houve com o blog, rs... Isso me motivou a retomar, porque nem todos têm Facebook, né?

Com relação ao meu IC, eu vou tentar resumir tudo que aconteceu neste ano, embora eu não consiga me lembrar de tudo. Não sei se contei aqui, mas deixei de usar AASI (aparelho auditivo) porque, apesar de ter sido muito útil para mim, já não o acho tão útil assim, porque é como se o IC superasse o meu AASI. Lembrando que é melhor ouvir pelos dois ouvidos, né? Mas agora que o meu 'melhor' ouvido piorou (de perda severa a perda profunda), não consigo me adaptar a AASI, porque além de apitar horrores por qualquer coisa, dá uma tonturinha. Fora que, mesmo tirando o AASI, os apitos perseguiam na minha mente. E é por isso que eu estou em um processo - um muído grande! - para liberarem a segunda cirurgia! Enfim, sobre o IC, estou progredindo aos poucos. A cada mapeamento, um progresso a mais. No último, por exemplo, fiz um teste com a minha fono, em que ela disse várias frases no modo open-set (sem leitura labial) e eu consegui acertar cerca de 86%! No mapeamento anterior, eu nem consegui passar do 50%. Só tem uma coisa: o teste foi realizado em um ambiente silencioso e a minha dificuldade são os ruídos que eu não sei filtrar. No próximo mapeamento, vou pedir para que ela coloque uma música, enquanto a gente faz o teste. Aí vamos ver como eu me saio! Mas esse teste me deixou bem feliz, considerando que é um desafio mesmo, pelo menos, para mim. E todas essas frases não foram curtinhas não, viu?

Outra coisa que me deixou bastante feliz foi falar ao telefone, pelo lado de IC. Nunca usei telefone nesse lado! Simplesmente foi do nada, liguei para minha mãe e disse: 'mãe, estou do lado do ouvido implantado.' Deu para entender tudo que ela falou, desde que com paciência e usando frases curtas. E isso foi só na primeira vez. Como nunca tentei isso antes? Puro receio de não entender nada! Mas foi tão bom, me fez passar o resto do dia sem conseguir tirar o rosto da cara! Risos.

Ainda faço ligações, mas só faço com mamãe. Já tentei com meu pai e foi bem mais difícil. Mas chego lá, não vou desistir, né? Até uso telefone no lado do 'melhor ouvido', que colocando no volume máximo, consigo entender, mas tá ficando difícil. E eu não tinha hábito de conversar pelo telefone, mas já passei horas conversando pelo telefone/celular (dependendendo de pessoa), e hoje só consigo um minuto, para falar só coisas essenciais.

Acabo de ter ideia: acho melhor eu pegar o que tenho relatado sobre IC no meu Facebook e coloco aqui aos poucos, né não? São tantas coisas e nem tudo contei no blog. Por exemplo, consegui ouvir o chuveiro ligado estando em outro ambiente. Alguém dando descarga. Ouvi o cricri do grilo, que até agora, foi o melhor deslumbramento sonoro. Rio quando ouço toda vez o barulho da vassoura. Nem imaginava que dava pra ouvir isso. Agora que os barulhos de plástico (de embalagens, etc) são mais perceptíveis, são também mais irritantes. Ouvi a cigarra. Sons ambientais, eu consigo perceber bem, mas quando se trata de conversas entre os amigos, ainda pelejo muito para participar das conversas. Depende de muitas coisas. Do ambiente, se há muitos ruídos, se há muita gente, das vozes como são, se são fáceis de entender, entre outras. Também é por causa disso que eu quero IC no outro ouvido, acredito que eu daria um salto grande. Na verdade, sempre quis nos dois ouvidos, mas na época que eu fiz a cirurgia, o plano não permitia IC bilateral e agora, voltou a permitir, sendo que está sendo uma burocracia muito grande. Pedem exames e mais exames (muito deles desnecessários), mas faço para não contrariar, né? Mas vai dar tudo certo, só ter paciência e ficar em cima (se não ficar, eles ficam parados).

É isso! :) Mais tarde, junto os deslumbramentos sonoros que escrevi no Facebook e coloco por aqui! ^_^
Beijos,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog